impressora 3D “tô fora”!




impressora 3d industrial

Impressora 3D americana (Foto: Allan Melo/TechTudo)
outro modelo de impressora

um modelos que vi em um site turco

Por enquanto pelo menos , “tô fora”!

Depois do cinema 3D, do notebook 3D, da TV 3D, do game , agora é a hora e a vez da impressora 3D.

sapatos impressos

sapatos impressos…

...vestido tambem

…vestido tambem

Esta se tornando possível realizar algo que antes aparecia só em ficção cientifica. Passar algo que se desenha para formato em 3 dimensões. É só seguir alguns parâmetros e tá feito.

Não que eu não vá experimentar essa novidade e ter o gostinho de imprimir algo em 3D. Mas a aquisição de um equipamento no preço que esta para usar de vez em quando me faz ver que não é coisa ainda para o usuário doméstico.

Sem contar que ainda serão aperfeiçoadas essas impressoras. Assim como as  impressoras jato de tinta de hoje são muito superiores a qualidade das primeiras dos anos 60 , 70 e 80. A primeira impressora jato de tinta surgiu em 1964.

Alguém que queira montar um birô e imprimir sobre encomenda, pode ser algo compensador. Tem até um site na internet imprima 3D que aceita encomendas. Você pode acessar e enviar seu arquivo nos parâmetros especificados e a cobrança é por cm3.

Tem algumas coisas que podem não valer a pena porque o preço fica proibitivo. Imagine pagar R$16mil reais em um robozinho cheio de detalhes, olhe la se não compensa mais comprar uma impressora.

Talvez ainda assim não compense comprar a impressora. Porque da maneira que mostram parece que sempre da certo toda vez que você vai imprimir mas, a realidade não é essa. Assim como nas impressões em papel, sai muita impressão errada. Não que a folha enrosque porque não é o caso, nem folha tem, nem que o cartucho de tinta acabe, porque não é tinta. Mas a impressão desanda?  ahhh !! isso desanda.!!!

E não sei o que acontece se o material usado acabar no cartucho. Veja abaixo algumas fotos de impressões que deram errado:

Esta estátua era para ser a impressão 3D de um auto-retrato do artista e grande fã da técnica Fred Kahl. "A cabeça de impressão desalinhou e esse foi o resultado", explicou Kahl (Foto: Fred Kahl)

Esta estátua era para ser a impressão 3D de um auto-retrato do artista e grande fã da técnica Fred Kahl. “A cabeça de impressão desalinhou e esse foi o resultado”, explicou Kahl (Foto: Fred Kahl)

Estátuas de Kahl não tinham chegado nem à metade quando a impressão deu errado. 'As pessoas não imaginam o quanto pode demorar. E é muito frustrante quando tudo dá errado cinco horas mais tarde', diz Horne (Foto: Fred Kahl)

Estátuas de Kahl não tinham chegado nem à metade quando a impressão deu errado. ‘As pessoas não imaginam o quanto pode demorar. E é muito frustrante quando tudo dá errado cinco horas mais tarde’, diz Horne (Foto: Fred Kahl)

A cabeça de impressão não imprimiu corretamente parte da perna esquerda quando estava se aproximando da cintura' (Foto: Richrap)

A cabeça de impressão não imprimiu corretamente parte da perna esquerda quando estava se aproximando da cintura’ (Foto: Richrap)

outras falhas de impressao 3D

 Então pode ter algumas coisas que valham a pena imprimir mas, depende o que você está pretendendo fazer.

Como por exemplo um neozelandês que esta imprimindo , (veja o link do post que traduzi), a carroceria de um carro que ele esta montado, pode valer mais a pena contratar uma empresa que trabalhe com a boa e velha fibra de vidro. E ter alguém que monte o chassi para você e porque não você mesmo! após aprender a soldar aço tubular.

E se você for artesão e trabalha com madeira pode valer a pena continuar esculpindo em madeira. A precisão e velocidade certamente serão maiores.

saiba mais :

Imprima 3D – site brasileiro com modelos 3D para venda e informações sobre o mundo 3D.

3ders – site aprofundado sobre a tecnologia.

iMaterialize – blog com as últimas novidades e aplicações.

Google 3D Warehouse – página com diversos modelos gratuitos de objetos em 3D.

Vídeo: Impressora 3D que produz remédios é destaque no BBC Click

Impressora 3D brasileira pode ser usada para gerar réplicas, inclusive dela mesma

como é feito a impressão em 3D

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *