Banho sustentável

No nordestes não é de hoje, faz pelo menos 200 anos sofre-se com o problema da falta d’água. Isso promoveu exôdos gigantescos de pessoas para a regiao sudeste. Nos anos 50 disseram que houve seca neste região do pais. E agora 60 anos depois São Paulo , Rio, Minas e Espírito Santo vivem o dilema novamente e mais do que nunca precisamos ser sábios no uso deste recurso da natureza tão vital a nossa sobrevivência. Minha contribuição vai em torno do reuso da agua do banho. Além de toneis(ou bombonas como querem atualmente) que espalhamos pelo quintal, fazemos aqui em casa o reaproveitamento da agua do banho.

è bem simples e possível de ser reproduzido em qualquer casa. Desde uma mansão ate mesmo um casebre. Desde que tenha chuveiro e uma caixa de descarga acoplada.

A técnica consiste em colocar uma bacia de fundo achatado com um tapete de borracha embaixo para evitar que deslize no chão molhado.

Bacia com fundo chato

Bacia com fundo chato

tapete emborrachado

tapete emborrachado

Importante também ficar um balde grande entre 18 e 30 litros ao lado do vaso sanitario com caixa acoplada.

a medida que as pessoas forem tomando banho  e aparando a agua na bacia repassam para o balde. Podem fazer como nos aqui e colocar o balde dentro do box para não molhar o banheiro todo. e entao colocar o balde novamente ao lado do vaso sanitário.

vaso sanitario com caixa acoplada e balde ao lado

vaso sanitário com caixa acoplada e balde ao lado

Sempre que derem descarga repor a água na caixa acoplada com uso de um vasilhame pequeno. Pode ser uma pequena bacia, um copo com asas ou até mesmo um penico.

Para evitar o uso da água da caixa  d´água, que é tratada, e válido travar a bóia da caixa acoplada. Para isso pode ser usado um arame.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *