Alimentos para afastar a tristeza



Alimentos para afastar a tristeza

Coloque poções de Bom Humor no seu prato!

alimentosalegria

 

Muito me assustou ver o quanto se incentiva as pessoas hoje em dia a consumir medicamentos antidepressão. Estudando dianética e cientologia, aprendi quanto é prejudicial medicamentos psiquiátricos. O tal do rivotril por exemplo induz ao suicídio e prejudica coordenação motora.

 

Então sai em busca de primeiro porque ocorre a alteração física e percebi a importância do equilíbrio de nutrientes e as complexas reações cerebrais e mentais.

 

Sugiro que comecem vendo esta série de 18 vídeos feito pela fundação dos direitos humanos que só tem compromisso com o bem estar das pessoas e veja o quanto a indústria farmacêutica acaba trabalhando para deixar a humanidade ainda mais doente mental por razoes de interesse financeiro e não de curar a insanidade, abaixo link para o primeiro dos 18 vídeos, todos gratuitos e muito informativos e interessantes:

 

O Marketing da Loucura (1/18)

www.youtube.com

Documentário produzido pela CCHR http://en.wikipedia.org/wiki/Citizens_Commission_on_Human_Rights expondo os erros cometidos pelos psiquiatras aliados da ind…

 

São várias as pesquisas científicas que vem demonstrando a estreita relação entre o equilíbrio de nutrientes e as complexas reações cerebrais. Alguns alimentos fornecem nutrientes importantes que participam da produção dos neurotransmissores, mensageiros químicos que favorecem a comunicação entre as células do Sistema Nervoso. Três desses neurotransmissores estão diretamente relacionados ao humor: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina.

 

 

A serotonina é uma substância sedativa e calmante. É também conhecida como a substância “mágica” que melhora o humor de um modo geral, principalmente em pessoas com depressão.

Já, a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição.

Os níveis cerebrais de serotonina são dependentes da ingestão de alimentos fontes do aminoácido triptofano e de carboidratos.

A ingestão de carboidratos leva ao aumento nos níveis de insulina, que auxiliam na “limpeza” dos aminoácidos circulantes no sangue e facilitam a passagem do triptofano para o cérebro.

O triptofano, uma vez no cérebro, induz à produção de serotonina que reduz a sensação de dor, relaxa e até induz e melhora o sono.

Uma alimentação pobre em carboidratos, assim como uma alimentação com excesso de proteínas, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. O caminho é o equilíbrio!

Coloque poções de Bom Humor no seu prato!

Fontes de Triptofano: leite e iogurte desnatados, queijos brancos e magros, carnes magras, peixes, nozes, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, castanhas, abacate, soja e derivados.

Fontes de Carboidratos: pães e cereais integrais, biscoitos integrais, massas integrais, arroz integral e selvagem, legumes, frutas e mel.

 

Proteínas: elas possuem boas doses de triptofano, que funciona ajuda na formação da serotonina. Além de carnes, ovos, leite e derivados, está presente no grão-de-bico, ervilha e feijões.

Chocolate: o cacau possui carboidrato e triptofano, que estimulam a produção de serotonina no organismo. “Prefira os tipos meio amargo ou com 70% de teor de cacau, já que esse tipo tem também poder antioxidante”, afirma a nutricionista Camila Mendes de Abreu.

Aveia: além do triptofano, contém selênio, que colabora para a produção de energia no organismo.

Banana: a fruta possui carboidratos, que estimulam a produção de serotonina; e vitamina B6, essencial na hora da condução dos impulsos nervosos.

Milho: o grão é rico em carboidratos e também em vitamina B6

Espinafre e vegetais com folhas escuras: couve, brócolis, rúcula e outros vegetais com folhas escuras são ricos em ácido fólico, que também ajuda a liberar serotonina no organismo. Têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio – que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo.

Oleaginosas: nozes, castanhas e amêndoas possuem magnésio, cobre e selênio, uma tríade que ajuda a diminuir o estresse e melhora a memória.

Laranja, maracujá e jabuticaba: as três frutas são ricas em vitamina C, que combate o cansaço e o estresse do organismo.

Leite: Produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.

Ovos, fígado e soja: esses três alimentos possuem as substâncias chamadas colina e lecitina, que afetam de forma positiva o funcionamento do cérebro de pessoas com alterações de humor.

Peixes e frutos do mar: são ricos em nutrientes que melhoram a atividade cerebral e contribuem diretamente para o bom humor. O selênio e a vitamina B12, por exemplo, combatem a ansiedade e o cansaço; já o ômega-3 colabora na produção de neurotransmissores, combatendo a irritação.

Pimenta: a ardência desse alimento é causado pela capsaicina, princípio ativo da pimenta e que estimula o cérebro a produzir mais endorfina, responsável pela sensação de euforia.

Alface: o vegetal é rico em lactucina, que tem capacidade analgésica e sedativa, causando um efeito calmante no organismo

Sementes de abóbora e girassol: Ricas em triptofano, além auxiliarem na manutenção do bom humor, também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Podem ser consumidas entre as refeições, como lanche.

Cardápio animado

Uma alimentação balanceada, sem radicalismo e perseguição de determinados itens, é sempre a mais recomendada. “É importante manter o equilíbrio no fornecimento de nutrientes, principalmente os envolvidos em uma estrutura bioquímica essencial como o nosso cérebro”, diz a nutricionista Rosana.

Ela elaborou este exemplo de cardápio com 2000 calorias para um dia com bastante bom humor e energia.

Café da manhã

  • 1 copo de suco de laranja
  • ½ mamão papaia com aveia
  • 2 fatias de pão integral
  • 1 fatia de queijo branco

Lanche da manhã

  • 3 castanhas-do-pará

Almoço

  • Salada de folhas verdes com tomate
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 concha de feijão
  • 3 colheres (sopa) de espinafre refogado
  • Salada de frutas

Lanche da tarde

  • 1 banana com aveia

Jantar

  • Salada de folhas verdes / cenoura/ beterraba
  • 3 colheres (sopa) de arroz integral
  • Salmão assado com amêndoas
  • Brócolis sautée
  • Melão ou jabuticabas

Ceia

  • Chá de erva-doce
  • 4 biscoitos integrais

Fontes:http://www.senado.gov.br/senado/portaldoservidor/jornal/jornal102/nutricao_alimentos_tristeza.aspx

http://saude.abril.com.br/edicoes/0302/nutricao/conteudo_301748.shtml

http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/alimentos-para-o-bom-humor.aspx

http://saude.terra.com.br/dieta-da-felicidade-veja-quais-alimentos-ajudam-o-bom-humor,3a0a8c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *