Rei do Ioiô

Este vídeo que repercutiu na internet este mês, me fez lembrar da febre que foi nos anos 80, quando eu era adolescente, o ioiô. Tinha aqueles da coca-cola que fazíamos coleção.

Coleção de ioiôs da coca-cola dos anos  80

Coleção de ioiôs da coca-cola dos anos 80

A Coca-Cola lançou os Ioiôs em duas ocasiões: 1982 e em 1995.

Os Ioiôs Coca-Cola foram, sem dúvida, uma febre. Até quem odiava esse brinquedo divertido passou a gostar. E até quem não tinha a menor habilidade começou a arriscar suas manobras.

ioiô coca-cola galaxy 1995

ioiô coca-cola galaxy 1995

Nos anos 80 eu tive um vermelho e branco da coca cola, seguido por um da Fanta. Mas o que eu queria mesmo era um Coca-Cola Galaxy 1995. Esse era o top dos Ioiôs, o sonho de consumo de todas as crianças da década de 90 , e olha que eu nem era mais criança.

As competições na hora do recreio(intervalo entre as aulas), eram corriqueiras mas por mais que eu treinasse não conseguiria nunca a performance deste sujeito do vídeo.

Ele além de treinar muito certamente tem um destes talentos que vem de outra vida. é coisa que supera a condição do homem mediano. Assistam o vídeo e se deleitem com o talento do moço.(clique na imagem abaixo e assista).

yoyomqdefault

O nome dele é Janos Karancz, ele é da Hungria, é o primeiríssimo colocado no campeonato mundial de 2013 , que ocorreu em Orlando, Florida neste mês de agosto.

 

breve historia do iô iô
A origem do ioiô é um mistério. Diversos lugares do mundo podem ter sido o berço do ioiô como Grécia, China, Filipinas. “Ioiôs” rústicos de barro e de metal já foram encontrados em ruínas gregas de cerca de 2500 anos. Brinquedos parecidos eram usados pelos chineses antes disso.

No fim da idade média o ioiô chegou à Europa, onde a nobreza da França e Inglaterra usava o ioiô para relaxar. Há relatos que afirmam que as tropas de Napoleão se divertiam com ioiôs antes das batalhas. Nessa época, ele era conhecido como “l’emigrette” ou “bandalore”.

O ioiô, na forma que conhecemos hoje, nasceu nas Filipinas, onde é até hoje um brinquedo muito popular.

Somente em 1928, que o ioiô começou a se popularizar no resto do mundo, quando um filipino, Pedro Flores, levou o ioiô para os Estados Unidos e começou a comercializá-los.

Pouco tempo depois, o empresário Donald F. Duncan, impressionado com a popularidade do objeto, comprou a empresa de Pedro Flores, e a transformou na Duncan Company (que patrocina o campeonato Mundial, O World Yo-Yo Contest, WYYC ,é uma competição de ioiô onde participam concorrentes do mundo todo.
Este ano de 2013, quase 200 concorrentes participaram), que passaria a ser a responsável pela imensa popularização do ioiô nas décadas seguinte.

Em 1962, só a Duncan chegou a vender 45 milhões de ioiôs nos Estados Unidos, onde a população de crianças era de apenas 40 milhões.

O Brasil tem se destacado no cenário internacional pelos seus resultados em campeonatos internacionais e qualidade dos jogadores, sendo considerado por muitos como a terceira potência mundial do esporte, atrás apenas de Japão e Estados Unidos, e já temos a Associação Brasileira de Ioiô.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *